O candidato José Ivo Sartori foi o único que cresceu na pesquisa Methodus divulgada pela revista Voto e o Grupo Bandeirantes: passou de 5,8 (29 de agosto) para 11,8% (11 de setembro). Na simulação de segundo turno entre Sartori e Tarso Genro, a pesquisa aponta vitória de Sartori por 1,8 ponto percentual: 44,5% a 42,7% de Tarso.
Também nas pesquisas Data Folha e Ibope, o candidato da coligação O Novo Caminho para o Rio Grande, cresceu proporcionalmente mais do que os outros concorrentes. No Ibope, Sartori tinha 5% (7 de setembro) e foi para 11% (10 de setembro). A mesma tendência ocorreu na última pesquisa Data Folha, anunciada na quarta-feira, dia 10, quando Sartori subiu para 11%, um ponto a mais do que no último levantamento divulgado dia 4 de setembro. Na primeira pesquisa do Vox Populi, veiculada dia 8 de setembro, Sartori consta com 12% das intenções de voto.
O candidato Sartori afirmou que está satisfeito com o crescimento e confia que esta tendência irá aumentar na reta final da campanha. Credita o crescimento ao esforço dos partidos da coligação e espera que esta mobilização aumente cada vez mais até o dia da eleição.